quinta-feira, 21 de julho de 2011

Quando não estou no aeroclube... (parte 2) estou em OUTRO aeroclube...rs

Sábado e domingo, 16  e 17 de abril de 2011

Pinto no lixo! Durval me convidou para ir no aeroclube de Jacarépagua, Rio (Código ICAO: SBJR) para acompanhar o recheque dele, que acabou não acontecendo naquele dia...

Um latão de FOD! - Não, não é o que vocês estão pensando...Não há camisinhas dentro... Aqui, o povo põe as tranqueiras que são achadas na pista ou próximo dela (Foreign Object Damage), que poderiam "ferir" as aeronaves ou as pessoas.
 Havia muita névoa úmida naquela manhã, e alguns urubús já tiravam onda, surfando no céu.
Idéia para lavar planadores...
Uma rodinha da Skol!!! Ou seja, urubus pegando térmica bem em cima do aeroporto/aeroclube (= perigo aviário, no caso deles, aeronaves pesadas. No nosso caso, planadores levinhos, = amigo aviário).
Lá vai um estranho avião de prospecção. Notem o "ferrão" na cauda, rs.
Enquanto acariciava o T-23 (Uirapurú), notei que havia lá no fundo um helicóptero perolado. Sim, cor de pérola! Me disseram que é do Eike Batista, olha que xiquis...
Digo, helicóptero, não. "Avião-de-rosca", como diz um amigo meu, comandante Okudaira (cadê você aqui, ô!). A movimentação deles é grande, por conta das plataformas petrolíferas de Macaé e de Campos. Também há gente que os freta para ir ao Campo de Marte, em São Paulo. Oh lôco...
 
Os quero-queros adoram um aeródromo! Aqui, eles ficam vigiando as aeronaves. Diferentes dos coleguinhas de outros aeroclubes, estes aqui não têm medo de gente! São discretos, não gritam muito (também, para que disputar com os ensurdecedores helicópteros??) e se deixam quase acariciar.
O tráfego de Jacarepaguá é bastante movimentado. O pobre do Durval perdeu por duas vezes a janela de voo para que pudesse decolar. Foram 40 minutos de espera, entre uma janela e outra. Correria sempre, para entrar na aeronave, cheque e briefing já feitos. Nunca passava do taxi, tendo que empurrar com o instrutor o avião de volta à porta do hangar! - Esperar do lado de fora não é permitido...
Lá dentro, uma belezinha: um avião acrobático, de um tal de "Portuga", que na realidade é suiço naturalizado brasileiro. Nossa...!
Um dos "guarda-campos" do hangar, rs. Reparem o olhar crítico dele, pardal, para mim. Ué, eu não nasci com asas, não. E daí??? - Esse pardal aí, eu chamo de perigo piuviário (de Piu-Piu, sacaram...?).Riam, por favor.
Além do costumeiro engarrafamento de aeronaves para voo, há nos meses mais quentes do ano, nos finais de semana, reboques de faixas publicitárias. Voam no pré-estol (ai, ai) à beira-mar. Se cair, é uma queda poética e dramática... Gente, precisam ver como é a "pescaria" rebocando essa faixa, dá medoo, parece que o avião não tem potência suficiente!! - Mas também, deve ser gostosooo...

Esse é interior do Tupi. Baita aeronave de treinamento... e eu "caibo" direitinho nela, olha as minhas perninhas aí na frente, como comandante! Pena que eu só experimentei, não voei nela...






Nenhum comentário: