quinta-feira, 24 de março de 2011

Ziriguidum molhado!

05-03-2011 (SÁBADO)

Dia estragado, nojento, friozinho. Bom só para as plantas.

 Às 4 da tarde, teve o início da entrevista da tv Globo com o piloto alemão Karl Paul Voetsch, que faz voo de onda nos Andes. Não, voo de onda não é voar tirando um sarro da cara dos outros...

À noite, teve início a palestra dada pelo Karl, sobre como é voar nos Andes. As nuvens são espetaculares, digo, lenticulares.

O quanto a sede do aeroclube ficou cheia... imagina se não tivesse chovido!


Até Negão, companheiro misturinha de labrador com vira-latas, compareceu. Ele adora saber sobre os voos e marcar as digitais em pilotos.

Aqui, parte de um dos slides do Sr. Karl (ai, tomara que eu não leve processo!), sobre como se formam as nuvens lenticulares, prenúncio do voo em onda. Onda de montanha, mas que de certa forma lembra o surf no mar, pois o planador acompanha a linha da onda; e não fica subindo e descendo as linhas da ilustração, como eu imaginava, tal turbulência...

Logo à seguir da palestra rolou um churrasco, e mais fotos espetaculares foram vistas no telão - não batí foto de nenhuma. Questão de Direitos Autorais.



06-03-2011 (DOMINGO)

Logo pela manhã, uma pomba selvagem, normalmente arredia, veio dar um oi, após o café. Fez pose e tudo! O dia amanheceu melhor. Também, chovera tanto na noite anterior, assim eu achava. Acho que a pomba estava era catando Noé.

Aqui, o divertido visitante Lucas Pirolla (de Jundiaí, acho...) usa o próprio carro para iniciar o reboque do planador, que legal! Passarelli está vindo... e vai dar instrução!Como choveu a rodo e o tempo não estava ainda lá essas coisas, o acampamento de Jundiaí, com os seus planadores e rebocador, acabou não acontecendo.


Início do reboque. Pirolla no carro, eu numa asa, Passarelli na outra. O dia começa a abrir... às 11:30. Quem vai ficar com o avião-rebocador é o Cesão. A ordem de chegada dos alunos já estava feita na lista de espera dos voos. Cada um fez um.

Cauã, futuro piloto, já engrenado em seu planador de balsa! Não parece o Pequeno Príncipe, de Exupery?
Fim de tarde, e esse ultraleve tem um barulho irritante! Parece mesmo, o ruído de um aeromodelo. O problema é que... ahn... ele está sempre com problema... o rádio dele nunca funciona; um perigo, que deixa a gente de cabelos em pé, no suspense!!! Seria a bandeirinha dos E.U.A. amarrada na antena, o motivo do mau-funcionamento? Todos se perguntam.

Montando os estais do hangar, após o fechamento das aeronaves nele. Os bolsistas Arnaldo e Cacau pegam os seus. Milan está supervisionando alguém.


07-03-2011 (SEGUNDA)

O dia novamente está uma meleca. Lá no fundo, estão Marinho (instrutor do AVVRJ, onde tudo começou para mim, em Nova Iguaçu. Um amor de pessoa!), amigo e... Negão, me provocando para brincar. Bem na minha "hora mental". Está faltando o Vargas, também do AVVRJ, mas que no momento não estava presente. Aí está o painel do Puchacz, já mostrei?

Não, Negão, não estou à fim de brincar!!! Mesmo!

Já viram o interior do Puchacz?  Rs. Esses dois pedacinhos vermelhos aí embaixo são os lastros de 5kg cada, que eu tenho que usar, em conjunto com uma placa de 10kg que ponho embaixo do banco. Sou uma pluma, e se não fizer isso, o cg (Centro de Gravidade) do planador vai lá para trás, fazendo o bicho voar de nariz empinado. Nada chique. Nada saudável. Isso, se o Passarelli não estiver atrás. Aí, com duas plumas à bordo, a coisa fica... leve...

Já viram o painel traseiro do Puchacz, onde fica o instrutor? Ô falta de assunto, rs. Esse troço vermelho aí na frente, molengão, é o paraquedas. Aquela bolinha vermelha lá em cima é a trava para abrir o canopy e deixar a gente sair. O "quadradinho" transparente é a janelinha, para que a gente possa abrir e secar o cabelo lá em cima.

Um comentário:

Geraldo Cofcewicz disse...

Katya !

Parabéns pelo solo e pelo belo blog. Continue assim e apareça nos campeonatos.

Att,
Geraldo A. C.