quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Eu quero voar! - ou, o Pássaro de Saqqara (clique na imagem para ampliar)


Na famosa "Cidade dos Mortos" ou Saqqara, no Egito, foi descoberto em uma tumba de um oficial do século 3 antes de Cristo, junto com vários objetos em 1891, um pequeno modelo em madeira de um pássaro, ao lado de um papiro com hieróglifos, que após traduzido, lia-se "Eu quero voar".

Esse artefato foi para o Museu do Cairo, onde foi exposto ao lado de várias outras figuras de pássaros, permanecendo esquecido até 1969, quando um egiptólogo percebeu que havia algo de estranho no Pássaro de Saqqara.

Apesar da aparência estilizada de pássaro, nem as asas nem a cauda eram de um, mostrando um design aerodinâmico bem moderno, longe inclusive dos primeiros aeroplanos do século XX. O ponto que mais chama a atenção é que pássaros não possuem leme, demonstrando claramente tratar-se de uma máquina voadora.

Em 2006, um especialista em aerodinâmica e aviação, Simon Sanderson, construiu um modelo do Pássaro de Saqqara cinco vezes maior que o original, visando testar sua possibilidade de voo num túnel de vento.

Alí, verificou-se que tratava de um planador bem desenvolvido que deveria voar bem, não fosse a falta do leme estabilizador móvel, que perdera-se com o tempo. Faltava apenas considerar o modo de lançamento, que vários egiptólogos concordaram ser aceitável  uma catapulta.

De onde os egípcios teriam adquirido tal tecnologia...?

( Fonte: www.youtube.com/user/bleogeo - Do canal History.com – Ancient Aliens: The Series, Episode One: The Evidence )

Nenhum comentário: