quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

No inìcio era Garuda, o deus-águia (clique nas imagens para ampliá-las)...

Garuda é considerado em geral, o deus removedor ou destruidor de obstáculos. Gosto muito da sua imagem e por isso, estou colocando-o como abertura deste blog.

Garuda, o deus-águia, é uma das três divindades animais da mitologia hindu. Ele também é conhecido pelo nome de Vinayak, nome este dividido com o deus Ganesha. Os outros dois deuses animais são Ganesha, o cabeça-de-elefante e Hanuman, o deus-macaco. Garuda, deus indiano e tibetano, é também o nome da Companhia Aérea Nacional da Indonésia e igualmente símbolo nacional da Tailânida e da Indonésia.

Originalmente uma águia monstruosa, de proporções colossais, que podia reduzir-se quando bem entendesse, tornou-se um pássaro solar brilhante como o fogo, montaria ou transportador do deus Vishnu, o criador do Universo e de sua esposa Lakshmi, ambos igualmente de natureza solar. Quando ele nasceu, era tão brilhante que o confundiram com o deus do fogo, Agni.

Até os dias atuais, Garuda é reverenciado como um deus ético e de força descomunal, que aplica seus poderes para a correção de feitiços e feiticeiros do mal, pois sua função é também a de vagar pelo Universo devorando toda a maldade, por detestá-la. Assim, tornou-se de igual modo, o inimigo ou destruidor das serpentes ou Nagas, representantes das forças do mal, que ele neutraliza carregando no pescoço. Ele é também, o rei dos pássaros e brinca com o vento com a força de suas asas.

Garuda tem cabeça, bico, asas, pés e cauda de uma águia. Em muitas representações porém, ele tem um rosto humano com bico de águia. Já o corpo, braços e pernas são de um homem; com um rosto branco, asas vermelhas e corpo dourado.

Em outros países orientais, como Japão e China, o deus Garuda é o deus do vento, das tempestades e da sabedoria, sendo representado pela figura de um dragão-serpente com patas, nada tendo haver contudo, com o Garuda Hindu.

(Fontes: http://www.pantheon.org/articles/g/garuda.html , http://www.webonautics.com/mythology/garuda.html , http://pt.wikipedia.org/wiki/Garuda )

Nenhum comentário: