segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Voo como PAX, no dia 2 de maio...

Paixão, paixão, paixão! Não esperava gostar tanto assim de voar planador, mas grudei na coisa... queria mais, me afobei, não queria parar! Sorte dos pilotos...rs.

Ao chegar, fui brindada com um show aéreo: borboletas de todos os tipos, urubus, quero-queros, o aeroclube estava um show. Só uma porém deixou-se fotografar, azulzinha como o céu, com pintas brancas que resplandeciam como a luz ao sol! Pura poesia alada...

Foi neste planador tcheco chamado Blanik L-13, onde fiz o meu voo de avaliação. Por ser tampinha (1,53m), tive que utilizar almofada nas costas, além do paraquedas de praxe, coisa que não aconteceu no modelo postado anteriormente.

"Cadê, cadê?" -  Enquanto uns catavam planador no céu, o povo local se aglomerava em torno de um trequinho voador chamado ultraleve. Bem, foi Santos Dumont quem o inventou, com o Demoiselle, tem lá o seu mérito. Há uma fábrica deles, do mais básico aos modelos mais avançados, no Aeroporto e Aeroclube de Nova Iguaçu (SDNY, código ICAO).

Isso é o que um passageiro NUNCA deve fazer (mas faz...): se empanturrar com o lanche dos pilotos antes de fazer um voo... "com emoção"! A mané em questão não fui eu, mas uma moça gulosa que vomitou-se toda e vomitou todo o planador... o planador em que eu ia voar!!!! Não dá para ver, mas até o banco ficou sujo de sanduíche de mortadela processado. Começamos a limpar a coisa, quando a diretoria veio com a decisão mais justa: o piloto responsável que se virasse para limpar.
O lado muito legal do volovelismo é que todo mundo ajuda todo mundo, sendo forte o espírito de equipe, que é o básico. Portanto, se algo acontece, responsabilidades são cobradas, pois todos são igualmente instruídos.

O avião rebocador pronto para reboque do planador. Notar a corda esticada na pista.

Pinto no lixo!!! Meu voo com o "Seu" Paulo, toda estilosa, rsrs

A aguardadíssima passagem baixa do "Seu" Paulo. O dia estava muito propício e o aeroclube, cheio.

Um comentário:

nengo disse...

Oii linda...como vão seus vôos de planador? Gostaria de manter contato com você seja via facebook ou msn. Meu e-mail ou msn: jeferson-piloto@hotmail.com

Beijos e bons voos!!!