terça-feira, 21 de agosto de 2012

O Check!

Sábado, 4 de agosto de 2012


Finalmente, o check!!

Esse aí que está fazendo chifrinho na minha cabeça é o checador da ANAC e igualmente piloto de planador, Leonardo Japiassu. Super gente boa.

O check de um piloto consiste em saber se ele realmente pilota, ou seja, algumas manobras básicas são cobradas e averiguadas. Documentação da aeronave, cheque de pré-voo, cheque de cabine, velocidades, peso e balanceamento da aeronave (no solo), coordenação de primeiro e segundo tipo, estol de primeiro, segundo e terceiro tipo, emergências, circuito de tráfego padrão, circuito de tráfego não padrão (em voo),...


... e... PASSEI! Iupi-iupi,urrra!! - Os dois voos de check foram pela Fase II do Projeto Santos Dumont. Bem que tentei convidar o checador para o Boi no Rolete, mas ele não quis, que peninha... sobra mais para nós, iôba! Depois, tive que assinar a FAP, ou seja, minha ficha de avaliação, dizendo que concordava com a concordância do checador. Me deu 5 (nota máxima) em tudo, que bonzinho.


 Uma foto tirada pelo Cesinha Mazzoni durante o checklist, antes do voo.



Enquanto isso, o Boi no Rolete rolava (ai!). Muitos ultraleves e aviões, mais de 100, pousados e se alimentando (os pilotos). Até um comandante apareceu. Onde está a aeronave dele...? Rsrs,ele não se deixava pegar; era gozação, era fake. Ufa, ainda bem. Se bem que um A330 aparentemente consegue pousar aí, já que a pista originalmente fora feita para comportar os aviões em manutenção da TAM!


Aí chegou a galera, já à noite (na foto, Kiril à direita e Perego, de camiseta verde, à esquerda), todos de barriguinha forrada e pós-debriefing, para ter uma "conversinha" com os dois checados, eu e o Sérgio Barsi . Chegara o momento resignado: mais um TROTE! - Por que, se nós já solamos??? - "Sem conversinha!" - Disseram alguns.


"É só simbólico!!" - Retrucou o Paulo Greca, jornalista, piloto, fotógrafo e xereta. É que a gente está sem checador já faz muito tempo, no aeroclube. E, além do mais, a maioria dos pilotos não faz questão nem de solar, quanto mais de checar...

Celso Perego, ainda aluno (aaah... mas, me AGUARDE!), foi quem bolou e agitou tudo: um balde de folhas secas para ambos! Nada de lama, pois já solamos. MAS,...é só olhar a minha cara,... não sei não...

Kiril, aluno e bolsista do Projeto Voa São Paulo, ajudou na confecção e na animação. Porém,esses braços aí  são do Greca.

Ah, Fotógrafo booom, não sei como não cortou a minha cabeça...


Puáááá! Não, isso não é uma roda de macumba - mesmo porque o Sérgio é pastor! Nem Dança da Chuva! Mas a coisa foi frenética. Pessoas sumiram...


... pois o RAFA (Rafael Petinelli) sabotou o banho "simbólico" e inseriu água dentro do balde. Resultado: virou OUTRO banho de lama!!!!

Daí, saí novamente correndo e agarrando todo mundo, para distribuir a sorte, enquanto que o Sérgio, super-chateado por estar todo social, xingava por dentro e por fora. Jesus, tampe os ouvidos!!


Segunda, 6 de agosto de 2012


Esquisitices que se acham pelo solo do aeroclube: ao sair, dei de cara com uns dedos saindo fora da terra, brrrr!! Tudo bem que era uma luva, que deve ter sido do Boi no Rolete, mas não está macabro...?

Quarta, 8 de agosto de 2012



Fui visitar o cemitério da cidade de Tatuí com um amigo, que queria me apresentar os pais. Digo, a tumba deles. Mas não os ví, uma pena, descobrí que não sou vidente... será que eu fugiria...?

Porém gostei deste anjo, que insistia em ficar me olhando: "Seu lugar é alí, não aqui, por enquanto. Sacou?!"



Já esse aí, só fica choramingando: "Ai, meu Deus, é aquela barbeira alada e seu anjo-da-guarda mala, querendo mais seguidores!"




Sábado, 11 de agosto de 2012



Foi aqui que tudo começou, comigo: pipas!!! Eu invejava a molecada que soltava essas pipas bonitas e formosas!! - Aí, uma tia-postiça, dona de uma loja de roupas, passou a confeccionar algumas para mim, de jornal, bem rústicas, para eu soltar ANTES das tempestades de verão... poético... ou será que ela queria se livrar de mim??????

Nenhum comentário: